terça-feira, 27 de março de 2012

Os jovens do Século XXI


 Não é uma coisa recente que as musicas influenciam as cabeças dos jovens, quando analisamos musicas que nossos pais e avos ouviam,percebemos que essas diziam muito para os jovens saírem para as ruas e lutarem por seus ideais.
Em musicas como “Caminhando Contra o Vento” de Caetano Veloso ou até mesmo “Para Não Dizer Que Não Avisei das Flores” de Geraldo Vandre, é visível que o jovem precisa sair e não aceitar as censuras impostas pela ditadura. Atualmente, é triste perceber que muitas das musicas dos adolescentes, não querem dizer nada além de sair para beber, curtir ou até mesmo usar drogas. Muito diferente de antigos “gênios” dos anos 80, assim como Renato Russo, Cazuza e Paulo Ricardo. Muitas musicas também fazem a apologia ao sexo, porem não de um jeito “bom” como Woodstock, Sex, Drugs and Rock’n Roll( Sexo, drogas e Rock’n Roll em português). Pois esta não fala de um jeito de curtir a vida, mas sim de um jeito ofensivo em relação a como tratar as mulheres ou até mesmo que sexo todo dia é normal.
 Podemos notar essas “apelações” em musicas de “funk”, que são tocadas sem descriminação ou controle em baladas ou festas. Do mesmo jeito que a musica influenciou jovens dos anos 80, esta influencia os jovens do século XXI, e provavelmente influenciara os jovens do futuro. Pelo simples fato de ser uma coisa boa, ou por ter sentidos antes desconhecidos.
Uma coisa não tão comum atualmente,é a interpretação de musicas, pois essas já não tem significados tão belos quanto antigamente, mas ainda sim algumas musicas com belas letras  sobrevivem. Mas mesmo assim, muitos corações e cabeças são tocados por musicas, pois quando queremos lembrar alguém, ou de memória o jeito mais simples é ouvir uma musica bonita. Ou simplesmente usar versos para representar nossos sentimentos para uma pessoa, que não achamos palavras para dizer o que nosso coração sente.

Um comentário: